quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Recheio de coxinha ou sopa?

(capítulo 2 da jantinha filosófica)

Quando o melhor que tem na TV é o programa do Ronnie Von, é hora de desligar e blogar!

Hoje eu me lembrei desse capítulo porque tirei do freezer um potinho de sopa. Explicando, não tem a ver com a coxa do frango daquele domingo. É que um "pequeno" desbalanceamento de ingredientes fez a sopa ficar com frango demais... e tudo peito! Deixei na mão da empregada os ingredientes a seguir e falei "faz uma sopa".
  • 2 batatas
  • 2 cenouras
  • espinafre
  • aveia em flocos
  • 1 bandejinha de filés de frango (uns 500 g) - !!!
  • cebola e alho abundantes
Ela botou na panela de pressão, foi embora depois de desligar o fogo e então abri a panela... "isto não está kosher" - como dizia um senhor judeu que conhecemos. Então me dei conta de que não havia falado quanta água colocar. E ela acrescentou o seguinte ingrediente...
  • 3 gotas d'água
... e fez um cozido insosso, não uma sopa!

Bem, como o cérebro estava ligado no automático, peguei o passa legumes, botei no furo médio girei a manivela e eis que a minha engenhoca doméstica predileta entope de frango! E o que havia passado parecia recheio de coxinha um pouco aguado. Mais um pouco, dava para pegar às colheradas para rechear salgadinhos e/ou torta. Mas como estava sem gosto, no way. Pelo menos não estava ruim, então servi de janta naquela noite. Meu marido comeu como estava, eu coloquei pimenta e sal e até que deu para comer. Meu filho nem botou na boca.

Ficou quase uma semana na geladeira, até que eu precisei tomar uma atitude: ou turbina isso, ou joga fora. Fervi para ver se estava bom, ainda estava. Então parti para a primeira alternativa. Coloquei 1/2 litro de leite e mais água, daí deixou de ser um cozido insosso triturado e virou uma sopinha bacana.

Hoje estava deliciosa, mas não sem um mix de grãos de pimenta (rosa e do reino, preta e branca) moído na hora e um pouco de sal. E só agora me toquei que um fio de azeite de oliva teria sido excelente também.

7 comentários:

Dine disse...

Nossa, como ela conseguiu estragar a sopa com tanto ingrediente bom....???
Mas ainda bem que você achou uma solução e não jogou tudo fora.
Quando sobra frango por aqui, eu desfio e faço um risoto "Enterpa", abro uma lata de milho, ervilha, pico uns pimentões, azeitona, fica multi-colorido. Adiciono o arroz (sobra), umas colheres de massa de tomate e emulsiono tudo com uma colher de manteiga no final...se tiver um caldo de frango + legumes, fica melhor ainda. Eu como com um parmesão ralado- a sobra vira um prato de primeira, experimentem.

martina disse...

haha, não há nada que uma pimenta não salve!!!

Walquiria disse...

Myrna, lembra da macarronada "com maionese, pelo amor de Deus!" ? Haha!

Myrna disse...

GEEEEEEEEEEENTE!
vou parar de reclamar da Mary Help...

martina disse...

naaaao!
as histórias dela sao ótimas.
aliás, tu devia organizar em capítulos, 'minha vida com mary help'.
depois vira best seller. hahaha

Myrna disse...

Tem coisa mais engraçada que Mary Help!!! Walquiria, vamos organizar a saga "viagem ao sítio" ehehe

daniela70 disse...

Você é muito engraçada!!!!!! E a ajudante, francamente, sopa com pouca água??